Cine-Expressão

Não importa o tamanho do país ou de sua população, a imagem em movimento faz parte do cotidiano das nações há mais de um século.

O patrimônio cultural das imagens é um dos eixos mais importantes da memória e da identidade sociocultural de um país – ação  estratégica e fundamental para o desenvolvimento da nação, portanto, deve integrar a vida social e política do Brasil, que reúne expressivo patrimônio audiovisual, representativo de sua cultura, história, arte e manifestações da sociedade. 

Foto: Leo Lara/Universo Produção

O mundo passa por transformações sociais profundas, ancoradas em conquistas tecnológicas cotidianas, transformando os meios audiovisuais nas principais formas de comunicação e expressão, um instrumento formador de opinião e de comportamento. Nos meios audiovisuais hoje incluímos o cinema, vídeo, TV, internet, jogos eletrônicos, a videoarte e os múltiplos usos da fotografia e novas mídias.

O desafio de todos os educadores contemporâneos é tornar a sala de aula tão atraente quanto o mundo fora da escola, com seus inúmeros estímulos audiovisuais. Aliar a prática dos professores com as modernas ferramentas de ensino é tarefa de todos os que se preocupam com a melhoria na aprendizagem dos nossos alunos. 

Entender o audiovisual como janela sobre as relações sociais do mundo, como ferramenta multidisciplinar na sala de aula e ação complementar do projeto pedagógico é diretriz do Cine-Expressão – A Escola Vai ao Cinema, que se constitui de um programa
socioeducacional-cultural que une as linguagens educação e cultura com foco na formação do cidadão a partir da utilização
do audiovisual no processo pedagógico interdisciplinar. 

É uma iniciativa que possibilita conscientizar, sensibilizar e envolver o universo educacional no contexto do audiovisual, promovendo
encontros e debates do público estudantil de diversas comunidades e idades com as produções audiovisuais brasileiras.

Além das exibições de filmes, o Cine-Expressão promove o debate crítico e criativo de questões pedagógicas relevantes, utilizando linguagem e conteúdo cinematográficos apropriados para os diferentes níveis escolares, bem como oferece programa de capacitação para desenvolvimento e aplicação de técnicas e leitura coletiva da arte cinematográfica, com oficinas dirigidas aos educadores. Contribui, ainda, para a integração social, aproxima o universo escolar da ação cultural, fortalece vínculos e estabelece compromissos com as comunidades, além de difundir e multiplicar conhecimento.

Sessão de Curtas
Faixa etária sugerida: 5 a 7 anos
23/06, às 8h30 – Cine Teatro
23/06, às 14h – Cine Teatro
26/06, às 14h – Cine Teatro

Sessão de Curtas
Faixa etária sugerida: 8 a 10 anos
22/06, às 14h - Cine-Teatro
26/06, às 8h30 – Cine Vila Rica
26/06, às 14h – Cine Vila Rica

Sessão de Curtas
Faixa etária sugerida: 11 a 13 anos
23/06, às 8h30 – Cine Vila Rica
23/06, às 14h, Cine Vila Rica

Sessão Longa
Faixa etária sugerida: a partir de 14 anos
26/06, às 8h30 – Cine Teatro