Ouro Preto é destino também da sétima arte

Ouro Preto, antiga capital de Minas Gerais e um dos destinos mais procurados por turistas do Brasil e do exterior, está prestes a ganhar uma aura de cinema, com a realização da 12ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto que acontece de 21 a 26 de junho. O evento acontece em três espaços da cidade: o Centro de Artes e Convenções, cujo Cine-Teatro possui uma plateia de 510 lugares; o Cine Vila Rica, com 600 assentos; e a Praça Tiradentes, que recebe a instalação de um cinema ao ar livre - Cine BNDES na Praça, com 1000 lugares e uma privilegiada visão de todo o casario colonial característico da cidade.

“A CineOP é uma iniciativa pioneira e se destaca nacionalmente como um fórum privilegiado da preservação em diálogo com a educação. É um instrumento de discussões, reflexões e encaminhamento de ações sobre a preservação do patrimônio audiovisual brasileiro e tem proporcionado uma visibilidade crescente para um verdadeiro tesouro escondido em cinematecas, arquivos, redes de televisão, museus e coleções particulares”, afirma Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral do evento.

Único evento do circuito de mostras e festivais a enfocar o cinema como patrimônio, a CineOP estrutura sua programação em três temáticas preservação, a história e a educação com a oferta de uma programação intensa e gratuita que inclui exibição de filmes em pré-estreias, retrospectivas e mostras temáticas, debates, oficinas, exposição, lançamento de livros, cortejo e shows musicais. A expectativa para esta edição é de beneficiar mais de 15 mil pessoas e receber mais de 300 convidados nacionais e internacionais do audiovisual, como cineastas, atores, produtores e pesquisadores. A programação completa será divulgada em breve, no site www.cineop.com.br.

Durante seis dias, o público poderá desfrutar além da programação da 12ª CineOP de roteiro turístico e inesquecível que inclui museus, antiquários, feira de artesanato em pedra-sabão, lojas e cafeterias da Rua Direita e da Rua São José.  A dica é usar sapatos confortáveis para subir e descer ladeiras, admirando a paisagem histórica e singular da cidade que é Patrimônio Cultural da Humanidade.  

HISTÓRIA

Com mais de 300 anos de história, Ouro Preto é um dos principais símbolos de Minas Gerais, para os visitantes do Brasil e do exterior. A antiga Vila Rica, que no passado sediou alguns dos mais importantes movimentos na luta pela independência brasileira, é um dos ícones máximos do barroco nacional e mundial. Tombada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, a cidade é a terra natal de escritores, artistas e personalidades de diversos segmentos. Em meio às ladeiras que recortam todo o centro histórico, estão ainda chafarizes, capelas, museus e um belo casario colonial que guardam e contam histórias dos séculos XVII e XVIII, épocas da pujança das minas e da Inconfidência Mineira.

A cidade, uma das principais representantes da arte barroca em todo o mundo oferece ainda joias arquitetônicas como a Igreja São Francisco de Assis. Projetada por Aleijadinho, foi declarada, em 2009, uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo. O artista também foi o responsável pelo medalhão da fachada e o lavabo da sacristia - peça de pedra-sabão que impressiona pela riqueza de detalhes e perfeição. O forro da nave, que Mestre Athayde levou mais de dez anos para pintar, é uma de suas maiores obras. No altar-mor, os painéis e quadros laterais também são de sua autoria. A construção divide os holofotes com a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a mais rica de Minas Gerais, com mais de 400 quilos de ouro.

Pacotes exclusivos

Pela primeira vez, a CineOP contará com uma agência de viagem responsável por criar pacotes especiais para os interessados em visitar o evento. A escolhida foi a Sette Turismo, cujos contatos seguem abaixo:

Sette Turismo
Fixo: (31) 3309-5038
Celular Atendimento 09:00 às 18:00: (31) 98374-9700
Celular 24horas: (31) 98868-2772
Email: cineop2017@jldavis.com.br
Contatos: Lucas e Ana 

Toda a programação da CineOP é oferecida gratuitamente ao público.